O que é Ransomware? E como se proteger de ataques?

ransonwaredeubug

Você sabe o que é ransomware?

Na última sexta feira 12/05/17, o mundo sofreu o que já é considerado um dos maiores cyberataques da história. Isso foi causado por um código malicioso ransomware denominado WannaCry, que pode infectar computadores, dispositivos móveis e dispositivos conectados em sua rede.

Entenda a baixo o que é e como se proteger deste ataque:

É um tipo de código malicioso que torna inacessíveis os dados armazenados , geralmente usando um tipo de criptografia, e que exige pagamento de resgate para restabelecer o acesso aos dados do usuário.

O pagamento do resgate geralmente é feito via bitcoins.

Existem dois tipos de Ransomware:

Locker: impede o acesso ao equipamento infectado.
Crypto: impede que você acesse os dados armazenados no equipamento infectado.

Como se proteger?

As medidas de proteção são relativamente simples, que deveriam ser adotadas por todos os usuários ao redor do mundo, tais como: não abrir links de origens duvidosas , ter um antivírus instalado e atualizado, não conceder permissões de acesso remoto para usuários desconhecidos, manter o sistema operacional sempre atualizado e sempre manter uma cópia segura dos seus dados mais importante.

Hoje temos inúmeras ferramentas como google drive, sky drive e dropbox, assim mantendo os dados na nuvem de forma segura, fora do dispositivo que pode ser infectado.

 

Comentários

Tags

Talvez você goste...

Desculpe-nos - Os Comentários estão desabilitados

Publicidade