Home / HQ,s e Livros / Artigos e Recomendações de HQ,s e livros / Obras da literatura que se destacaram em 2017
Obras da literatura
It: A coisa

Obras da literatura que se destacaram em 2017

Obras da literatura que se destacaram em 2017

Com o encerramento do ano, algumas obras acabam ficando para trás, outras surgem como Best Sellers, e algumas mais antigas acabam se destacando graças ao cinema e outras mídias que evidenciam as obras literárias que deram origem.

Pensando nisso, fizemos uma pequena lista de bons livros que surgiram em 2017, ou ganharam destaque esse ano.

Prepare suas anotações para as indicações de obras da literatura do Deu Bug:

Obras da literatura
Extraordinário

Auggie Pullman é um menino que está prestes a frequentar a escola pela primeira vez na vida. Não seria incomum, se houvesse um motivo: ele nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, aos 10 anos de idade, Auggie terá agora que estudar em uma escola de verdade e principalmente, mostrar aos colegas e professores, que apesar da sua aparência incomum, ele é igual a todos os outros com sonhos e desejos. O livro é narrado sob várias perspectivas: do próprio Auggie, de sua irmã Via, de seus amigos e familiares e cada um deles nos conta o impacto que um menino pode causar no comportamento das pessoas próximas, um impacto extraordinariamente positivo e gentil, que toca em todos os leitores.

“Você é mesmo extraordinário, Auggie. Você é extraordinário.”

 

Obras da literatura
Tartarugas até lá embaixo

Aza Holmes é uma adolescente de 16 anos que lida com o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), enquanto tenta encontrar um bilionário misteriosamente desaparecido com a ajuda de sua melhor amiga e apaixonada pelo universo de Star Wars, Daisy. Juntas, as duas vivem diversas aventuras contemporâneas na cidadezinha em que moram, em busca da recompensa de cem mil dólares oferecida para encontrar o bilionário.

Já não bastasse toda a loucura que está vivendo, Aza ainda descobre o amor em meio às suas espirais de pensamento que a leva a diversas obsessões e agonias que faz com que os leitores entendam como é a vida de uma pessoa que sofre de TOC. O autor do livro, John Green confessou que Aza Holmes é inspirada em si próprio, já que ele também sofre do mesmo transtorno. No entanto, o livro é ficcional e uma declaração de amor e confiança do autor ao público, valendo a pena essa leitura.

“Qualquer um pode olhar para você, mas é muito raro encontrar quem veja o mesmo mundo que o seu”.

 

Obras da literatura
13 Reasons Why

Clay Jensen é um adolescente que encontra na porta de sua casa, uma misteriosa caixa; nela, há treze fitas cassete, contendo gravações de sua amiga da escola e antiga paquera Hanna Baker. Não seria de se surpreender, se a garota não tivesse cometido suicídio a duas semanas atrás e os motivos para isso acontecer, estão naquelas gravações. Clay é um dos motivos que levaram a menina a tomar essa decisão. Agora ele terá que descobrir como contribuiu para essa atitude e repensar seus comportamentos. Muitas das vezes não nos damos conta, mas impactamos positiva ou negativamente na vida das pessoas. Tudo afeta a tudo.

“Você não pode interromper o futuro, nem modificar o passado. O único jeito de descobrir este segredo é apertando play►”.

13 Reasons Why é uma das muitas obras da literatura que se tornaram série de TV.

 

Obras da literatura
A garota no trem

Rachel é uma mulher que teve sua vida virada ao avesso com a traição e a triste separação de seu marido Tom, que vai morar com a nova esposa e a filhinha deles. Dessa forma, Rachel vive amargurada, sem emprego e viciada em álcool e sua distração é acordar todos os dias de ressaca, pegar o trem, ir até Londres, beber mais um pouco e se torturar com as lembranças felizes de seu ex-marido.

Em uma dessas voltas circulares, Rachel descobre uma casa específica, sentindo que o casal que ali vivia, tinha um romance que ela vivenciou com Tom antes de ele trocá-la por outra mulher menos problemática que ela. Rachel então, fantasia sobre a vida desse casal, até que descobre que a mulher que morava naquela casa foi dada como desaparecida e assim, se envolve emocionalmente no caso, tentando encontrar pistas sobre o paradeiro dessa desconhecida. O que ela não esperava é que encontraria respostas para ela mesma.

“Eu olhava para um casal perfeito. E eles eram a materialização de um amor verdadeiro. O tipo de amor que você sempre quis.”

 

Obras da literatura
Harry Potter e a Criança Amaldiçoada

Alvo Severo Potter é o filho mais velho de Harry que atinge a idade para ingressar na escola de magia e bruxaria de Hogwarts. Parece que sua história será como a de seu lendário pai, no entanto, sua vida trilha um caminho bem diferente: Alvo não é engenhoso como seu pai, seu melhor amigo é Escórpio Malfoy, filho do inimigo de Harry, Draco Malfoy e fora isso, o chapéu seletor o coloca na casa Sonserina, ao invés da queridinha Grifinória, a qual Harry pertenceu. Embora, tenha um fundo irônico, Alvo protagonizará junto com seu melhor amigo Escórpio, novas aventuras que mostrarão o valor da amizade, assim como Harry nos mostrou. Esse livro é baseado em um roteiro de peça teatral escrito por Jack Thorne, que se baseou na história original de J.K.Rowlling para reviver o mundo da magia.

“Vou fazer isso, Escórpio. Preciso fazer. E você sabe tão bem quanto eu que se você não for comigo, estou totalmente lascado. Vamos.”

 

Obras da literatura
Origem

Robert Langdon é um famoso professor de Simbologia de Harvard, que viaja para a Espanha a fim de participar de uma pomposa apresentação sobre uma grande descoberta que promete mudar o papel da ciência para sempre. Esse grande evento acontece no ultramoderno museu Guggenheim de Bilbao. O futurólogo bilionário Edmond Kirsch, um homem de meia idade, é o grande anfitrião da noite, conhecido por suas previsões audaciosas e invenções de alta tecnologia. Tudo ocorre bem, até que um acontecimento transforma a noite em um caos e a preciosa descoberta de Kirsch corre o risco de se perder para sempre. Se sentindo ameaçado, Langdom, foge de Bilbao ao lado da elegante diretora do museu que trabalhou na montagem do evento, Ambra Vidal. Lado a lado, embarcam para Barcelona em busca de uma senha para desvendar o segredo do bilionário.

“Você fica falando o que sabe. Mas no que você acredita?”

 

Obras da literatura
It: A coisa

Bill, Richie, Stan,Mike, Eddie, Ben e Beverly são meninos na faixa etária de doze anos, melhores amigos e vivem em uma cidadezinha do interior. Durante as férias escolares de 1958, uma onda de terror assola o lugar, com o aparecimento da Coisa, um ser sobrenatural e maligno que deixou terríveis marcas de sangue por ali. Esse ser tenebroso aparece a cada vinte e sete anos, se alimentando de seus piores medos e angústias e enfrenta-la podem ser a única maneira de se ver livre dela para sempre. Quando se passam quase trinta anos depois daquele verão, os amigos voltam a se encontrar e precisam unir forças novamente, pois uma nova onda de terror toma conta da cidade.

“É melhor não olhar para trás.”

 

Obras da literatura
Na minha pele

Lázaro Ramos escreve suas opiniões e reflexões sobre um tema que parece nunca estar fora de moda entre obras da literatura: o desejo de viver em um mundo com mais igualdade de direitos, maior pluralidade étnica, racial e social. Embora não seja uma biografia, Lázaro compartilha episódios íntimos de sua vida e aborda temas como ações afirmativas, gênero, família, empoderamento, afetividade e discriminação. Tudo escrito com muito diálogo entre autor e leitor, esclarecendo que a aceitação deve ser um movimento de luta em um mundo tão cheio de preconceitos. O livro é dividido em duas partes. A primeira é mais focada na formação dele como um ator negro e a segunda conta experiências cotidianas e informações sobre o racismo que ele conheceu e vem se aprofundando.
“Eu era muito bem tratado pela patroa da minha mãe e vivia brincando com os netos dela. Mas, em alguns momentos, eu era o filho da empregada. Na hora da bagunça, só eu era chamado à atenção. Lembro de uma vez em que todas as crianças foram brincar na cama da avó. Ela não gostou. “Tá fazendo o quê aí, menino”?”, perguntou ríspida, para mim.

“Eu consigo recordar até hoje a sensação: foi muito mais do que ficar sem graça, eu não sabia qual era o meu lugar no mundo”.

 

Obras da literatura
Para todos os garotos que já amei

Lara Jean é uma garota que guarda as suas cartas de amor em uma caixa azul petróleo que ganhou da mãe. A peculiaridade dessas cartas é que ela mesma que escreveu. Uma para cada garoto que ela amou escondido, os famosos “crushs”. Ao todo foram cinco meninos que tiveram suas características reveladas nessas cartas, sinceras, sem joguinhos ou fingimentos. Essas cartas são uma espécie de diários que Lara Jean confessa seus mais profundos sentimentos, sem que ninguém os saiba. Certo dia, essas cartas são misteriosamente enviadas aos seus destinatários e é aí que sua vida amorosa começa a tomar forma…

“Se o amor é como uma possessão, talvez minhas cartas sejam meu exorcismo. As cartas me libertam. Ou pelo menos deveriam.”

 

Obras da literatura
Amor e Gelato

Lina é uma adolescente que vive o drama de perder a mãe na batalha contra o câncer. Em seu último pedido, ela pede à filha que viaje até a Itália para que a garota conheça o pai. Cumprindo o último desejo da mãe, Lina embarca para a Toscana e se vê morando com um homem, seu pai, a quem nunca tinha tido contato. Sua vida sofre uma reviravolta quando em meio à turbulência de se adaptar, conhecer o pai e morar em um novo país, recebe o diário de sua mãe com uma misteriosa história de amor. O que pode explicar as suas próprias origens. Embora a história comece dramática, sua trajetória se tornará uma boa viagem pelos mais românticos pontos turísticos italianos.

“Florença é o lugar perfeito para se apaixonar e o pior lugar do mundo para ficar de coração partido”

 

*Clarissa M.

——————————————————————————————————————

Quais obras da literatura em 2017 você destacaria? Deixe seus livros prediletos nos comentários!

Leia também >> 3 Histórias em Quadrinhos da DC Comics que você precisa ler <<

Sobre Diego Tibóto

O típico alucinado por JRPG’s e animes! Tem Final Fantasy como religião e vive em função de fazer as pessoas gostarem de coisas como One Piece, Fullmetal Alchemist e O Reino do amanhã. É estudante de história e possui uma enorme dificuldade em decidir sobre o que mais gosta, por isso tenta compartilhar de tudo um pouco no site e nas redes sociais.

Veja Também

Recomendações de livros para 2018

Recomendações de livros para você ler em 2018

RECOMENDAÇÕES DE LIVROS PARA SEREM LIDOS EM 2018: Com o ano começando, precisamos decidir quais …