Publicidade

O Farol das orcas | Por que você deve assistir?

O Farol das orcas

O farol das orcas (El faro de las orcas) é um drama argentino/espanhol independente. Tendo seus direitos de transmissão adquiridos pela Netflix este ano.

Sinopse:

A trama, baseada em fatos reais, se passa na Patagônia argentina e narra a história de Beto, um homem solitário que vive em uma aldeia na região, trabalhando como biólogo. Apaixonado pela natureza, Beto registra e interage com os lobos marinhos e principalmente com as orcas. Uma orca em especial, Shaka, se torna sua grande amiga.

Certo dia, uma mulher (Lola) com seu filho (Tristán) de 11 anos aparecem na porta de sua casa, vindos da Espanha. Ela explica que seu filho tem TEA (Transtorno de espectro autista) e sua única reação até aquele momento ao ambiente que o cerca foi quando assistiu a um documentário em que Beto aparece interagindo com Shaka. No caso, o menino sorri pela primeira vez.

O Farol das orcas

A mãe, mais que depressa, decide viajar até a Patagônia com Tristán, esperançosa por um efeito “terapêutico” que a mudança possa causar. Oferecendo estímulos para que Tristán possa responder mais e melhor ao meio que o cerca.

O Farol das orcas é um filme espetacular no que diz respeito a retratar a realidade local!
Tanto pela região da Patagônia, da cultura local que é muito bem demonstrada, como o figurino (destaque para as roupas típicas mostradas na festividade local), a bebida predominante (Chá de erva-mate) e nas brincadeiras das crianças como “El Barrilete”.

O filme mais impressiona, porém, é na sensibilidade como retrata a vida de quem tem o transtorno de espectro autista:

  • Movimentos estereotipados
  • Calma proporcionada pela água
  • Fixação por movimentos circulares
  • Obsessão por alguma coisa (no caso as orcas)
  • Não olhar nos olhos
  • A forma como se desestabiliza e entra em crise quando algo foge do controle
  • Audição aguçada para barulhos (o ato de tapar os ouvidos com as mãos em festas e aglomerações)
  • Organização metódica de objetos

O Farol das orcas

Outro acerto do filme foi a abordagem sobre o abandono do pai, o que é uma realidade infeliz. Ainda é grande o número de homens que abandonam as mulheres quando descobrem que o filho terá alguma deficiência ou transtorno.

O Farol das orcas é um filme competente que acerta em passar a mensagem que propõe. Tão rico em sensibilidade, informação e beleza, vale muito a pena ser assistido.

Clarissa M.


Leia também >>Os 5 filmes mais incríveis da Pixar<<

Comentários

Tags

Talvez você goste...

Desculpe-nos - Os Comentários estão desabilitados

Canal Deu Bug

novembro 2017
D S T Q Q S S
« out    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Sites Parceiros

Acesse Trem do Hype!