Publicidade

Gintama | Por que você precisa assistir?

Gintama

Já faz um tempo que pretendia falar de Gintama. Existem animes que nos cativam de diferentes maneiras, mas talvez Gintama seja o anime mais “único” entre os meus prediletos.

O público brasileiro em sua maioria é fã de animes shõnen com todos aqueles elementos de sempre:
lutas, poderes, um protagonista que nunca desiste e vilões poderosos a serem vencidos.
Saint Seiya, Dragon Ball, Naruto e outros animes que foram febre no Brasil comprovam isso.

E quando surge um anime para esse mesmo público que foge dessa temática, trazendo elementos que são bem incomuns para o público geral no Brasil?

Gintama talvez seja o anime que mais ouvi pessoas dizendo que começaram a assistir, mas que largaram alguns episódios depois. Por isso, nesse texto, vou tentar convencê-lo a dar uma chance a essa obra incrível!

Gintama

Gintama (Alma de prata) é um mangá de comédia de Hideaki Sorachi, e possui seu anime desde 2003. A história se passa no período Tokugawa (Edo) do Japão, onde historicamente os samurais sofreram um grande declínio. Em Gintama, porém, esse período é marcado pela invasão de alienígenas(Amanto) que invadem o Japão e o governam.

A história é contada através de Gintoki Sakata, um samurai que lutou contra os Amantos, mas com a perda da guerra e a proibição do uso de espadas, passou a trabalhar de “Faz Tudo” para pagar o aluguel.

Basicamente a sociedade convive mesclada entre humanos e amantos, porém com os alienígenas possuindo maiores privilégios que os humanos.

Posteriormente se juntam a Gintoki outros dois personagens. Falando nisso, vamos aos protagonistas:

Gintama

Gintoki

Gintoki

Gintoki é o fundador do Yorozuya (seu empreendimento de faz tudo) e foi um grande samurai no passado. Sempre lembrado por seu cabelo azul prateado, Gin-San geralmente não mostra muito interesse pelo que acontece à sua volta. É um diabético viciado em doces, e sempre está com o aluguel atrasado.

Apesar de se mostrar alheio ao que acontece à sua volta, possui um enorme coração e não mede esforços para ajudar alguém, seja lutando ou apenas resolvendo questões pessoais. Por isso, na maioria das vezes volta pra casa sem dinheiro por não aceitar pagamento pelo seu próprio trabalho.

Gintama

Shinpachi

Shinpachi

Shinpachi é o presidente do fã clube da popstar do anime e um aprendiz de samurai que herdou o Dojo da sua família junto de sua irmã. Ele sonha em fazer do seu Dojo um local respeitado, e por isso se junta a Gintoki quando vê o quanto ele é forte.

Shinpachi é tímido e impaciente. Vive perdendo a cabeça ao ver as idiotices que seus amigos cometem, mas também é um companheiro sem igual, e que muitas vezes é a voz da razão do grupo.

É constantemente zoado sem explicação por seus óculos. Gintoki e Kagura constantemente dizem que ele é o personagem mais sem graça da série, o que o irrita sempre.

Gintama

Kagura

Kagura

Apesar da aparência, Kagura é um amanto do clã Yato, conhecido por ser a raça mais poderosa. Isso se reflete na personalidade de Kagura, que tem uma força surreal e põe medo em todo mundo.

É alegre e brincalhona, mas perde o controle quando tirada do sério ou quando alguém importante está em perigo.

Kagura sempre anda com um guarda-chuva, pois sua raça tem aversão à luz solar. O guarda-chuva também serve como arma.


Gintama

Gintama é acima de tudo um anime de comédia. os personagens se envolvem em cada situação absurda que você não consegue acreditar como eles foram parar ali.

É comum uma história que começa com um cachorro que fugiu de casa terminar como uma guerra entre espécies alienígenas que ameaçam o futuro da galáxia. Mas não se engane, você vai se envolver completamente nesses absurdos!

O formato é basicamente episódico, com episódios focando em serviços diferentes que o Yorozuya pega pra fazer. Mas enquanto os episódios passam, diversos personagens vão sendo desenvolvidos, e a relação entre eles cada vez fica mais forte.

Por exemplo, um dos núcleos de personagens mais importantes é o Shinsengumi, a polícia local.
(É importante destacar as referências históricas de Gintama. O Shinsengumi é uma força policial que serviu ao Xogunato ao fim do Bakufu, liderado principalmente por Kondō Isami, Hijikata Toshizō e Okita Sōji, que em Gintama são retratados como Kondo Isao, Hijikata Toushirou e Okita Sougo.)

Em muitos episódios o Shinsengumi confronta Gintoki. Logo no início do anime acontece uma luta entre Gintoki e Hijikata, mas com o passar do tempo e dos episódios, a relação entre eles amadurece e isso fica cada vez mais perceptível.

Merecem destaque também alguns personagens como:

Katsura Kotarou (inspirado no personagem histórico Katsura Kogorō)

Um líder revolucionário e antigo companheiro samurai de Gintoki na guerra contra os amantos. Tem como companheira uma criatura chamada Elizabeth, que ninguém sabe explicar o que ela é, vive irritado por ser chamado de Zura, o que gerou sua frase mais dita: “Não é Zura, é Katsura”. Vive fugindo do Shinsengumi e é um dos personagens mais engraçados da série.

Hasegawa (ou Madao)

O cara mais miserável de Gintama! Era um ex-funcionário do governo, que após um evento se revolta e pede demissão. Ganha o apelido de Madao, que é abreviação de “MArude DAmena Ossan”, o que pode ser traduzido como “homem de meia-idade totalmente inútil”.

Após perder o emprego, sua mulher o abandona, e por isso vive na rua e nunca consegue ficar muito tempo em um emprego.

É trágico, mas inacreditavelmente a série faz graça disso e você ri da desgraça dele. É um dos personagens mais queridos da série, e também dono de uns momentos bem dramáticos.

Gintama

A série possui dezenas de outros personagens importantes e bem desenvolvidos na trama, mas não dá pra falar de todos.

Outro aspecto que precisa ser destacado na comédia da série é provavelmente a sua característica mais popular: Fazer paródias de tudo e de todos.

Você morre de rir com as referências que Gintama faz a outros animes, a videogames, cinema, música… Praticamente nada escapa de Gintama. Os próprios personagens frequentemente brincam sobre o risco do anime sair do ar por problemas com direitos autorais. (A quebra da quarta parede também é frequente)

Mas nem apenas de comédia vive Gintama…

A série alterna entre episódios engraçados, outros mais dramáticos, outros extremamente dramáticos e arcos de ação e mais sérios.

Existe uma história como pano de fundo, que eventualmente ressurge em arcos mais longos repletos de lutas sangrentas e drama.

A genialidade de Gintama é vista nesses momentos. Quando temos um arco importante, todos os acontecimentos em torno dos personagens em episódios aparentemente bobos se mostram relevantes. Nós entendemos as motivações, nos apegamos aos personagens e por isso nos envolvemos com a história. Após o fim de um arco sério, prestamos mais atenção em todos os episódios aparentemente “irrelevantes”.

Gintama

 

Gintama é um dos animes mais populares do Japão, e possui várias temporadas. São mais de 300 episódios até hoje.

Conclusão: Gintama possui igual capacidade de fazer rolar de rir e se acabar no choro. Piadas e mortes convivem lado a lado como em nenhum outro anime.

Se você procura um anime pra descontrair, com personagens incríveis, um protagonista engraçado mas que se torna um monstro quando mexem com seus amigos, assista Gintama.

Entre os inúmeros animes que assisti, Gintama está com certeza entre os meus prediletos. É apenas uma questão de entender que não é um anime como os outros.

Existe muito mais a ser dito, mas assim o texto ficaria imenso! Apenas dê uma chance, comece a assistir despretensiosamente e logo você estará viciado.


Leia também >>5 dos melhores protagonistas dos animes<<

 

Comentários

Tags

Talvez você goste...

Desculpe-nos - Os Comentários estão desabilitados

Canal Deu Bug

novembro 2017
D S T Q Q S S
« out    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Sites Parceiros

Acesse Trem do Hype!