Publicidade

Animes genéricos que passaram no Brasil

Animes genéricos
Animes genéricos que passaram no Brasil

Animes genéricos que passaram no Brasil:

Com o advento dos animes ao Brasil na década de 90, alguns nomes se tornaram referências. Animes como Saint Seiya e Pokemon geraram tanto lucro além da audiência, que as empresas começaram a tentar repetir o sucesso.

Para tentar vender bonecos, brinquedos e derivados, outros animes semelhantes vieram parar nas telinhas, na tentativa de causarem o mesmo impacto.

Separamos cinco animes genéricos que passaram na TV brasileira:

Animes genéricos - Shurato

Animes genéricos que passaram no Brasil

Shurato

Uma das cópias mais claras da lista, Shurato foi o primeiro anime a tentar embarcar no sucesso de Cavaleiros do Zodíaco. Ambientado no mundo espiritual, tem como base a mitologia hindu, onde a deusa Vishnu mantém a paz no mundo através de seus guardiões. Esses guardiões nada mais são que jovens guerreiros portadores de armaduras (Shakti).

Shurato é um habitante da Terra, que em meio a uma disputa de artes marciais com seu melhor amigo, Gai, é teletransportado para o mundo espiritual. Uma vez lá, Shurato conhece Hakeshi e descobre ser o Rei Shura, enquanto Gai se tornou o maligno Rei Yasha.

A trama principal tem início após Mestre Indra trair Vishnu e colocar a culpa em Shurato e Hyouga, iniciando uma guerra entre os próprios guerreiros celestiais.

Shurato pega praticamente todo o plot de Saint Seiya:

  • Guerreiros de armadura (Shakti) protetores de uma deusa
  • Um mestre que causa um conflito interno entre os guardiões
  • Energia interior idêntica ao “cosmo” (soma)
  • Protagonista predestinado que sempre se levanta

Apesar dos problemas de animação, Shurato conseguia divertir e tinha personagens bastante carismáticos, como Leiga, Gai e Ryouma. Rendeu também muitos brinquedos e fez um grande sucesso na década de 90.

Animes genéricos

Animes genéricos que passaram no Brasil

Digimon

Quando Pokemon era febre absoluta no Brasil, a Rede Globo investiu em um anime de premissa parecida, no intuito de rivalizar com a Record.

O que parecia uma cópia barata e previamente fracassada (com direito a uma crítica bizarra da Folha de São Paulo), tornou-se um enorme sucesso nas manhãs da Tv Globinho.

Digimon contava a história de sete crianças que foram transportadas para o mundo digital. Lá, cada uma recebe um digimon, que será seu protetor na jornada para salvar o Digimundo de uma ameaça iminente.

Apesar da premissa muito parecida com Pokemon, Digimon segue uma narrativa mais dramática e diferente. Enquanto em Pokemon a história gira em torno de Ash, que sai de casa com o objetivo de se tornar um mestre, capturando o maior número possível de “Pokemons”, Digimon aposta em uma narrativa mais séria, com mortes, vilões cruéis e alguns dilemas entre os personagens.

As batalhas eram muito emocionantes, com destaque para o momento da “digievolução”, sempre levada pela música que marcou as aventuras de Tai e Agumon.

Digimon não conseguiu alcançar o mesmo sucesso de Pokemon, mas nem de longe foi um fracasso. Rendeu muita audiência pra Globo, além de uma infinidade de produtos comercializados.

Outras temporadas passaram por aqui, mas nenhuma conseguiu repetir o sucesso da primeira.

Animes genéricos - Monster Rancher

Animes genéricos que passaram no Brasil

Monster Rancher

Seguindo o embalo do sucesso de Digimon, Monster Rancher é a segunda aposta da Globo. Essa aposta, porém, não conseguiu repetir o mesmo sucesso.

Baseado no jogo de mesmo nome (Monster Farm, como é chamado no Japão), Monster Rancher conta a história de Genki. Após vencer uma competição de games, Genki é premiado com um jogo ainda fora do mercado.

Ele apenas não contava que seria transportado para dentro do jogo, em outro mundo, onde conhece Mocchi. Uma vez lá, Genki faz amigos, entre humanos e monstros, e se vê envolvido em um conflito contra Moo, uma criatura que ameaça a vida do planeta.

Apesar de ser mais uma das supostas cópias de Pokemon, Monster Rancher era bem diferente, e uma das coisas que mostram isso era que a ação não era exclusiva dos monstros. Genki e outros também lutavam contra humanos e monstros.

Apesar de divertido, Monster Rancher não fez tanto sucesso por aqui, por isso não ficou muito tempo no ar. Acabou sendo até mais lembrado pela terrível música de abertura na versão brasileira.

Animes genéricos - Medabots

Animes genéricos que passaram no Brasil

Medabots

Crianças que não frequentam regularmente a escola para duelarem entre si é uma regra básica de Pokemon. A diferença em Medabots, porém, é que os duelos não são protagonizados por monstros, mas por robôs.

Ikki é um menino que sonha em ser um campeão de Cyberlutas. Suas condições financeiras, porém, o impedem de comprar um bom Medabot. Quando consegue juntar algum dinheiro, o único modelo que é possível ser adquirido é um Medabot ultrapassado, chamado Metabee.
O problema é que a medalha (objeto que dá “vida” ao Medabot) que Ikki encontrou faz de Metabee um robô um tanto rebelde. A partir disso, o anime desenvolve a relação entre os dois personagens principais.

Medabots, apesar de ser centralizado em robôs, dessa lista é o que mais se parece com Pokemon.
As batalhas são duelos de treinadores, o principal Medabot é rebelde e não obedece 100% (assim como Pikachu no início), além do sonho de Ikki em ser um grande campeão (assim como Ash).

Apesar de não conseguir repetir o sucesso de Pokemon e Digimon, Medabots é sempre lembrado com muito carinho por quem acompanhou as aventuras de Ikki e Metabee.

Animes genéricos - Samurai Warriors

Animes genéricos que passaram no Brasil

Samurai Warriors

Yoroiden Samurai Troopers é o nome original de Samurai Warriors, anime que passou na Manchete nos anos 90, embarcando na onda de Cavaleiros do Zodíaco.

Contava a história de cinco guerreiros portando armaduras regidas por uma virtude diferente.

  • Hector (Armadura do Fogo)
  • César (Armadura da Luz)
  • Jorge (Armadura da água)
  • Tristan (Armadura da Terra)
  • Tommy (Armadura do Céu)

A história começa com Hector indo atrás dos seus quatro amigos, para juntarem forças e lutarem contra Scorpio. Com seus subordinados, Scorpio trava uma guerra contra os Samurais.

Samurai Warriors possui uma trama confusa, sem muitas explicações sobre a origem dos Samurais, do mal que assola o mundo, etc. Porém, apesar da narrativa, se destacava pelas lutas e os personagens, que eram muito inspirados em Cavaleiros do Zodíaco (Sendo até dublado pelas mesmas pessoas).

As armaduras tinham um design bem interessante, com destaque para a armadura do inferno, o Deus Ex-Machina da vez.

Samurai Warriors talvez tenha sido o anime de menos sucesso da Manchete, sendo tirado do ar poucos anos depois.


Conhece outros animes genéricos? Quer ver uma parte dois? Deixa nos comentários a sua opinião e sugestão 😉

Leia também >>5 ótimos animes com personagens femininas<<

Comentários

Tags

Talvez você goste...

Desculpe-nos - Os Comentários estão desabilitados

Canal Deu Bug

novembro 2017
D S T Q Q S S
« out    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Sites Parceiros

Acesse Trem do Hype!