Home / Cinema / Artigos de Cinema / Adaptações de quadrinhos para o cinema que você deve ver
adaptação de quadrinhos - The Dark Knight

Adaptações de quadrinhos para o cinema que você deve ver

Adaptações de quadrinhos para o cinema

As histórias em quadrinhos, por décadas, eram vistas como “coisa de criança”.

Esse estereótipo gerou um certo preconceito que durante décadas se manteve, até a explosão de filmes baseados em quadrinhos no início dos anos 2000 mudar o cenário.

Desde então, os cinemas são bombardeados com filmes de super heróis e grupos de super heróis, um filme puxando outro filme.

Diante dessa epidemia, como escolher adaptações de quadrinhos que não são “mais do mesmo” entre tantos filmes? Nós vamos te ajudar:

Adaptações de quadrinhos - Capitão América 2

1 – Capitão América 2: O Soldado Invernal

Sejamos sinceros… Os Vingadores é um filme bem divertido, mas com um roteiro bem fraco!

Após o estrondoso sucesso que foi a reunião dos grandes heróis da Marvel, muitos pensaram se a Marvel seguiria a mesma linha de narrativa:

Um filme explosivo, cheio de efeitos e ação, e com uma história pouco profunda.

Mas Capitão América 2 veio pra jogar por terra toda dúvida!

Com uma narrativa instigante, um vilão bem desenvolvido, cenas de ação pra ninguém botar defeito e um Steve Rogers que enfim faz jus ao título, Capitão América 2 é um dos melhores filmes da Marvel, e uma das melhores adaptações de quadrinhos que você vai encontrar.

OBS: Destaque para Viúva Negra e Falcão, que tiveram um grande destaque no longa.

Adaptações de quadrinhos - Scott Pilgrim

2 – Scott Pilgrim Contra o Mundo

Eis a melhor adaptação de videogame para o cinema… Ainda que não seja um jogo.

Scott Pilgrim é a adaptação da HQ escrita por Bryan Lee O’Malley, e conta a história de Scott, um jovem canadense que possui uma banda e divide o apartamento com seu amigo, carregando o trauma de ter sido abandonado pela namorada.

Quando Scott conhece Ramona, uma jovem autêntica que vive pintando o cabelo, Scott precisa vencer todos os ex-namorados de Ramona, que formaram a liga dos ex-namorados do mal.

É bizarro, mas é exatamente esse o charme do filme! Extremamente divertido e cheio de referências, Scott Pilgrim é imperdível!

Você não vai esquecer as onomatopeias que saltam à tela por meio de texto e som. E não vai esquecer cada peculiaridade nos confrontos entre Scott e os ex-namorados  de Ramona.

Scott Pilgrim é um filme imperdível que merecia muito mais reconhecimento do público.

adaptações para os quadrinhos - Sin City

3 – Sin City: A cidade do pecado

Uma das adaptações mais fiéis de uma HQ para o cinema, Sin City coloca na tela cada quadro das revistas em quadrinhos com um charme ímpar.

Filmado na famosa “sala verde”, os cenários computadorizados fazem um trabalho digno de um bom noir, além do trabalho nas cores deixarem claro que o filme tem sua própria personalidade artística.

O filme se divide em três partes, cada uma contando sua própria história, mas não necessariamente desligadas umas das outras.

Uma obra diferente, com participações especialíssimas de nomes como Bruce Willis, Quentin Tarantino (dirigindo uma cena específica, muito divertida) e muita ação.

Sin City é um clássico cult que você precisa conhecer!

adaptações para os quadrinhos - Watchmen

4 – Watchmen

Retratando os Estados Unidos da Guerra Fria, Watchmen conta a história de heróis muito mais humanos do que somos acostumados.

Aqui eles não são “deuses” de caráter incorruptível, nem mesmo dotados de poderes incríveis e capazes de destruir tudo (exceto um deles), mas são heróis cheios de questões morais e ideológicas muitas vezes duvidosas, e com atitudes absolutamente questionáveis, o que leva o povo a perguntar “Quem vigia os vigilantes?”

Uma história adulta, pesada e fria, que nos leva a entender como seriam os super heróis se eles realmente existissem no nosso mundo. Watchmen não só é um filme obrigatório, como necessário.

Adaptado da HQ de Alan Moore de mesmo nome, Watchmen possui personagens inesquecíveis, momentos inesquecíveis e uma qualidade visual que impressiona até hoje!

Disponível na Netflix

adaptação de quadrinhos - The Dark Knight

5 – Batman: O Cavaleiro das Trevas

Considerado por muitos como a melhor das adaptações de quadrinhos para os cinemas, The Dark Knight é um filme impecável!

A atuação de Heat Ledger na pele do Coringa é o maior destaque do filme (O que rendeu um Oscar ao falecido ator), que possui outros predicados tão valiosos quanto.

A direção de Christopher Nolan é excelente, com cenas de ação sem computação gráfica, feitas à mão, com tomadas inacreditáveis, dão um show à parte.

O Batman também não deixa a desejar, tendo ótimas cenas que fazem desse uma das melhores obras dos últimos anos.

The Dark Knight precisa ser visto até por quem não gosta de adaptações de quadrinhos.

 

 

*Curtiu a lista? Tem sugestões? Comenta aí que pode sair na parte 2

 

Comentários

Sobre Tibóto

Veja Também

O Farol das orcas

O Farol das orcas | Por que você deve assistir?

O farol das orcas (El faro de las orcas) é um drama argentino/espanhol independente. Tendo …