Home / Cinema / Análises de Cinema / A fábula sobre uma verdade que não gostamos de ver: Okja
A fábula sobre uma verdade que não gostamos de ver

A fábula sobre uma verdade que não gostamos de ver: Okja

A fábula sobre uma verdade que não gostamos de ver: Okja

A indústria de alimentos possuem um legado nada bonito, que graças à publicidade, a maioria da população não enxerga.

O que temos aqui é um filme que escancara na tela a dura realidade por trás da produção de alimentos de origem animal. Ainda que com a leveza de uma aventura protagonizada por uma criança, é pesado e perfeito no que se propõe.

Okja é uma produção original Netflix, dirigida por Bong Joon-ho e tendo no elenco nomes como Tilda Swinton, Paul Dano, Ahn Seo-Hyun e Jake Gyllenhaal.

A fábula sobre uma verdade que não gostamos de ver
A fábula sobre uma verdade que não gostamos de ver: Okja

 

A história começa quando a diretora executiva de uma empresa alimentícia apresenta seu novo projeto. Após sofrer com problemas com as passadas direções familiares, Lucy Mirando aponta o novo rumo de sua empresa: apostar no superporco, espécie cuja descoberta é dita que foi em terras da América do Sul, e distribuir 26 exemplares em países diferentes, afim de serem criados por fazendeiros locais.

Nesse contexto conhecemos Mikha, uma criança coreana que vive nas montanhas com seu avô, e aos quatro anos de idade recebe Okja, um dos 26 superporcos. Após desenvolverem um enorme laço de amizade, chega o momento em que Okja precisa retornar à empresa que a enviou. Mikha, porém, não aceita a separação e parte em busca de sua amiga, desencadeando toda a trama do filme.

A fábula sobre uma verdade que não gostamos de ver
A fábula sobre uma verdade que não gostamos de ver: Okja

Bong Joon-ho entrega uma direção competente, unindo características ocidentais e orientais não só nos cenários, mas na própria narrativa. O tom do filme passeia entre o drama e um humor de certa forma exagerado, como por exemplo os guardas escorregando em bolas de gude. As cenas de ação são bem executadas, e o CGI de Okja é lindo! Realmente parece um animal de verdade.

Sobre as atuações, vale destacar Mikha, que apesar de não entregar uma atuação digna de oscar, é competente e possui um carisma natural. Ahn Seo-Hyun nos convence de sua relação com Okja só com olhares e gestos peculiares.

Mas não dá pra falar de um filme com Tilda Swinton sem comentar sua atuação. Especialista em interpretar personagens exóticos, mais uma vez ela mostra o porquê de seu conceito elevado na indústria.

A fábula sobre uma verdade que não gostamos de ver
A fábula sobre uma verdade que não gostamos de ver: Okja

O mais importante a ser destacado no filme é a sua mensagem.

Se você é uma pessoa com um pé no vegetarianismo, pode ser que saia com os dois ao final.

A crítica à indústria alimentícia é dura e direta! Além disso, Okja também é competente ao retratar a forma como a publicidade mascara as sujeiras do mundo do consumo. A falta de compromisso com a saúde do consumidor, os maus tratos aos animais e a irresponsabilidade ambiental são retratados com muita competência.

Um detalhe na última cena reflete como encarar essa realidade pode mudar a forma como enxergamos a vida.

Toda essa falta de ética, porém, não ofusca a sensibilidade e a emoção da trama, principalmente no seu ato final.

Em uma cena específica, com uma bela música, em câmera lenta e em meio a um cenário bem triste, ao mesmo tempo que nos leva às lágrimas, nos faz entender que nossa realidade é assim, e nós financiamos tudo isso.


Não há dúvidas que a Netflix acertou em cheio no tom de Okja. O tema, porém, é duro e acerta como um soco no estômago. Um filme necessário para a nossa sociedade.

A fábula sobre uma verdade que não gostamos de ver: Okja
Nota 8,5 de 10.

Leia também >>3 filmes com animais que vão fazer você chorar<<

 

Sobre Diego Tibóto

O típico alucinado por JRPG’s e animes! Tem Final Fantasy como religião e vive em função de fazer as pessoas gostarem de coisas como One Piece, Fullmetal Alchemist e O Reino do amanhã. É estudante de história e possui uma enorme dificuldade em decidir sobre o que mais gosta, por isso tenta compartilhar de tudo um pouco no site e nas redes sociais.

Veja Também

Guardiões da Galáxia

Atores apoiam James Gunn e pedem retorno do diretor a ‘Guardiões da Galáxia Vol. 3’

A demissão de James Gunn continua gerando polêmica e após o início de uma petição …